12 de agosto de 2013

O dinheiro e a felicidade...

Cá para mim o dinheiro dá tanta felicidade como a saúde: quando falta causa infelicidade mas quando há o pessoal habitua-se e já nem liga.

Passa a ser o normal, a rotina, e mesmo que a pessoa o valorize muito, tal como faz com a saúde, o ter dinheiro não faz com que o índice de felicidade da pessoa se mantenha alto por si só.

Claro que se falta repentinamente, tal como a saúde, a pessoa fica muito infeliz e pensa que se voltasse a ter dinheiro desvalorizaria uma carrada de coisas e seria feliz.

Para além disso, acho que a falta de dinheiro só traz infelicidade por comparação, isto é, e utilizando uma metáfora, se uma aldeia não tiver água canalizada, e os habitantes dessa aldeia trabalharem num local com canalizações, essas pessoas vão desejar ter água canalizada e vão sentir-se infelizes por não a ter, mas se as pessoas desconhecerem que há água canalizada não a vão desejar nem vão ser infelizes por não a ter. 
Com esta metáfora não quero dizer que defendo a ignorância, quero apenas dizer que a felicidade não depende de termos água canalizada, que esse factor não está intrinsecamente ligado ao sentimento de felicidade, mas que o desejo insatisfeito de ter água canalizada pode trazer infelicidade e que o mesmo acontece com o dinheiro e com as coisas materiais que o dinheiro nos proporciona.

Sendo assim, em jeito de conclusão, a nossa capacidade de lidarmos com os nossos desejos (de qualquer índole: material, sentimental, profissional...) é que determina o quão felizes somos.

Sem comentários:

Enviar um comentário