11 de junho de 2013

Ontem ouvi, ou li...

... já nem me lembro, que se Camões fosse vivo morria de desgosto com a actual situação de Portugal.

Não percebo lá muito bem porquê, não porque a situação do país não seja difícil e triste mas porque estamos a falar de um homem que, independentemente do seu génio literário, foi preso vezes sem conta, devido ao seu génio algo turbulento e que morreu, desgostoso, pouco tempo depois do desaparecimento de D. Sebastião e de Portugal perder a independência para Espanha.

Os tempos de Camões foram muito semelhantes aos actuais mas para pior. Depois das vacas muito gordas dos Descobrimentos veio a queda e ele assistiu a tudo. Ele fez parte da geração que nasceu em tempos de abundância e que viu tudo se auto-destruir devido ao desgoverno e à soberba.

Se Camões nos vê apenas se pergunta quantas vezes teremos que cometer o mesmo erro para aprendermos mas também perceberá que os portugueses têm o defeito de se deitarem à sombra da bananeira em tempos de bonança, sem se prepararem para a tempestade, mas que se enchem de força e coragem durante a tempestade - talvez tenha sido essa característica que fez de nós bons velejadores.

Camões foi um homem que viveu uma vida turbulenta em tempos turbulentos, que terminaram na maior queda de Portugal. Ele escreveu sobre o que já eram, na altura, glórias passadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário